quinta-feira, setembro 29, 2005

Sistemas de drenagem torácica

Esta noite, a convite da Enf. Lúcia Worma da Silva qué é a responsável pela Educação Continuada de Enfermagem do Hospital do Círculo, apresentei uma palestra sobre Sistemas de Drenagem Torácica. É um assunto simples para o cirurgião, porém é repleto de mitos para quem não lida com o tórax. Na realidade é bastante divertido poder discutir anatomia, fisiologia e "física" das pressões torácicas. Espero ter contribuído para esclarecer como tratar os drenos torácicos.

CASO 22 - Pneumotórax espontâneo primário




CASO 21 - Bronquiectasias de LIE

"Quando começo a tossir e escarrar tenho nojo de mim"






Lobo inferior esquerdo


Área de brônquios grosseiramente dilatados

CASO 20 - Bócio com extensão intra-torácica

Compressão de via aérea discreta, disfagia e desconforto cérvico-torácico.


Acesso cervical


Bócio colóide multinodular

CASO 19 - Pneumonectomia em sepse

TBC ativa em pulmão direito destruído e infectado secundariamente: abscessos. Falência orgânica progressiva a despeito do melhor esforço clínico: perda de função renal, instabilidade hemodinâmica/vasopressor/ventilação mecânica. Indicada pneumonectomia. Trans-operatório muito trabalhoso devido ao espessamento pleural, sem clivagem com a fáscia endotorácica e com o mediastino. Voltando à UTI apresentou instabilidade inicial, recuperando padrões por algumas horas mas logo piorando muito: vasopressores em altas doses. PCR 2 vezes e óbito, aparentemente por não suportar a sepse do ponto de vista cardiovascular. Você concorda com a indicação cirúrgica?










Carapaça


Pulmão


Cavidade em lobo superior

sábado, setembro 17, 2005

CASO 17 - Hérnia diafragmática à direita

Todo o fígado, ângulo hepático e parte do transverso dentro do hemitórax direito. Defeito circular de 8 a 10 cm no centro tendinoso. Tosse e dor em hemitórax posterior e em ombro direito.


Rx 2001


Rx 09/2005






Visão à toracotomia


Após redução


Defeito fechado por reparo primário


Cavidade livre

CASO 16 - Pectus excavatum





segunda-feira, setembro 05, 2005

CASO 15 - Empiema - 9 meses

Masculino, 9 meses, BCP bilateral em tratamento e evoluindo para derrame à direita. Pneumatocele (?) em terço superior à direita e pulmão esquerdo hepatizado. Admitido em sepse, com dreno à direita. Rx de controle apresentou coleção em base do hemitórax direito, septada à ecografia. Hemitorax esquerdo sem coleção à ecografia. Realizada videotoracoscopia:
*Empiema fase II
*Cavidade rota e necrótica em segmento anterior do LSD
Realizado debridamento, limpeza e drenagem.
Acompanharei: perspectiva de segmentectomia anterior direita conforme evolução.