ONTEM FOI UM DIA MUITO ESPECIAL...
Não por eu ter sido titulado Mestre em Medicina, mas como isso aconteceu. Minha Banca foi composta pelo meu Orientador, por um Pós-DOUTOR pela França, por um Doutor consultor da CAPES e por um Doutor pelo Canadá. Esses Senhores se dedicaram ao meu trabalho e avaliaram-no com um cuidado e preciosismo dignos da titulação que ostentam. Me defendi por uma eternidade e com todos os recursos cognitivos que disponho e, finalmente, pela benevolente avaliação desta distinta BANCA, fui titulado. O significativo da história, para mim, é que a postura e o desempenho da Banca me fizeram enxergar um tipo de cidadão que eu não conhecia ou fazia questão de ignorar. Pessoas cuja vida é muito semelhante à de qualquer um, mas que, por esforço e dedicação pessoal, desempenham um papel singular na sociedade... desenvolver a humanidade. Pesquisa séria, com humildade e competência é a mola do desenvolvimento do ser humano tanto induvidual como coletivamente. Se o objetivo dos Senhores da Banca foi avaliar meu trabalho... conseguiram muito mais que isso... depositaram em mim o sentimento de continuar numa missão talvez quase tão nobre como educar um filho... que é pesquisar com paixão.
Meus sinceros agradecimentos aos Drs. CLEBER, AMARÍLIO, NICOLAU E FRAGA. Muito sucesso e longevidade para continuar suas missões.
Seguem a dedicatória e os agradecimentos da minha dissertação:
“O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano.”
Sir Isaac Newton
Dedicatória
Ao meu pai, Prof. José Carlos Avino, que sempre me fez crer ser melhor do que sou e cuja trajetória de vida é um raro exemplo de talento pessoal e dedicação ao estudo e ao trabalho.
Agradecimentos
À minha família pelo amor incondicional e pelo maravilhoso convívio diário.
Ao Programa de Pós-graduação da UFRGS, seus Professores e secretariado pela oportunidade de aprender sob um regime de excelência.
À Universidade de Caxias do Sul por proporcionar este momento de crescimento acadêmico.
Ao Prof. Dr. Cleber Dario Pinto Kruel pela gentileza, paciência e orientação primorosa desta dissertação.
Ao Prof. Dr. Darcy Ribeiro Pinto Filho pelo estímulo, amizade incondicional e exemplo de pessoa e profissional a orientar diariamente minha vida.
Aos colegas de Pós-graduação pelo companheirismo, disponibilidade e solidariedade e que tornaram esse período de aprendizado um dos mais prazerosos da minha vida profissional.
Ao Serviço de Patologia da UCS, em especial aos Drs. Eduardo Serafini, Celso Piccoli Coelho, Guilherme Coelho e Sra. Kamille Losquiavo pela colaboração essencial ao desenvolvimento desta dissertação.
Ao Dr. Eduardo Balester e aos acadêmicos de Medicina Francisco Lamacchia, Fabrício Kleber Diniz, Mauro Cabral Gonçalves e Felipe Santos Franciosi pela colaboração inestimável.
Ao Médico veterinário Ricardo Bordin, à Bióloga Andréa Venturini Pavan e a Sra. Maria Ilani Silveira pela atenção irrestrita à equipe envolvida, ao experimento e aos animais.
À Ana Paula, pelo carinho e colaboração.
Às demais pessoas que contribuíram para a realização deste trabalho, que não foram citadas, mas que de alguma forma tornaram essa tarefa não só uma etapa de crescimento acadêmico, mas um período do qual lembrarei com orgulho.
Imagens e videos de Cirurgia Torácica / General Thoracic Surgery images & videos
sábado, dezembro 16, 2006
segunda-feira, julho 10, 2006
Bronquiectasias em LIE e malformação vascular
NÃO É SEQUESTRO PULMONAR! 5 anos, estenose traqueal por entubação, 5 meses pós-traqueoplastia, em vias de retirada do tubo de Montgomery interna por mais uma de dezenas de infecções por germe multi-resistente (pseudomonas, estafilo, serratia). TC e RNM evidenciam malformação vascular em pulmão esquerdo com ramo AV de grosso calibre do ramo esquerdo da artéria pulmonar até a veia pulmonar inferior esquerda (shunt) e bronquiectasias de pirâmide basal esquerda. Realizada lobectomia inferior e ligadura do vaso anômalo inter-cissural.
Tumor em parede torácica
terça-feira, julho 04, 2006
Infiltrado pulmonar
quinta-feira, junho 29, 2006
Retirada de projetil em coluna cervical
Ferimento por arma de fogo com orificio de entrada no queixo, sob o labio inferior, alojando o projetil no corpo vertebral de C2 e comprometendo a articulacao entre C2 e C3 - muita dor. Inicio do quadro com abcesso cervical a esquerda por fistula faringea. Drenada a regiao cervical pela esquerda com boa evolucao, decidiu-se remover o projetil (cirurgia a la John Wayne...), juntamente com o Dr. Rodrigo Zan.
E deu tudo certo...
Torcicolo antalgico facilitou o acesso...
Pinca na pele para confirmar o local da abordagem
Olha a posicao...
Sem radioscopia fica impossivel
Rodrigao elevando o nivel do procedimento!
A bala!
Radioscopia com o projétil
Radioscopia sem o projetil
E deu tudo certo...
Torcicolo antalgico facilitou o acesso...
Pinca na pele para confirmar o local da abordagem
Olha a posicao...
Sem radioscopia fica impossivel
Rodrigao elevando o nivel do procedimento!
A bala!
Radioscopia com o projétil
Radioscopia sem o projetil
Eventracao diafragmatica
Homem, 40 anos. Desconforto em hemitorax direito e dispneia progressiva recente. Rx de 11/05 sem alteracoes. Rx de 06/06 com eventracao significativa. Espirometria com padrao restritivo. Correcao por plicatura diafragmatica via tora cotomia direita.
Rx 11/05
Rx 11/05
Rx 06/06
Rx 06/06
Toracotomia com os pontos de Mononylon 2-0 preparados
Rx 11/05
Rx 11/05
Rx 06/06
Rx 06/06
Toracotomia com os pontos de Mononylon 2-0 preparados
segunda-feira, junho 26, 2006
segunda-feira, abril 24, 2006
Voltando
Assinar:
Postagens (Atom)