quinta-feira, julho 28, 2005

Cirurgia torácica - o dia a dia...


Decidi criar este espaço virtual por vários motivos. Inicialmente porque passo a maior parte do tempo ou trabalhando como cirurgião torácico fora de casa ou trabalhando como cirurgião torácico dentro de casa... e na frente do computador. Além disso, em poucos anos passamos a acessar, armazenar, fotografar, digitalizar artigos, textos, fotos, procedimentos com uma desenvoltura inimaginável quando comparado à época , por exemplo, em que fui diplomado médico. E isso ocorreu em dezembro de 1993. Tenho me empenhado, também, em registrar as imagens de exames e procedimentos, na medida do possível. E tento registrar da melhor maneira porque exercer a medicina é, antes de tudo, uma honra e, tudo que é realizado em medicina deve ser honrado. Outro motivo é o de expor as situações clínicas do dia a dia para que colegas da área de cirurgia torácica e de áreas afins possam acessar imagens e discutir os casos se assim desejarem. Posso, também, criar um espaço virtual de armazenamento de casos em que estive envolvido, sendo a publicação um estímulo para esse registro, nem sempre fácil, rápido ou prazeroso. Não posso deixar de lembrar de todos os colegas envolvidos na condução dos casos como os pneumologistas, anestesiologistas, cirurgiões e de outros profissionais que tornam nosso dia a dia, apesar de cansativo, muito agradável. E também de todos os pacientes e familiares que em mim confiam. Então, sejam bem-vindos à minha rotina como cirurgião torácico!

Nenhum comentário: